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Benefícios da atividade física

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Foto: Reprodução

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Há algum tempo já se fala sobre a importância da atividade física na vida das pessoas. Entretanto, ainda são poucos aqueles que praticam atividades regulares ou estão fora da faixa de obesidade. No Brasil, por exemplo, estima-se que cerca de 16% da população é obesa, marca nunca antes vista na história do país. Esse percentual é ainda mais assustador em países como Estados Unidos, Chile e Argentina, cujos obesos constituem cerca de 28%, 25% e 20%, respectivamente, da população.
A maioria dos obesos vivem nas grandes cidades e tem renda de média a alta. O porquê chega a ser óbvio: nas grandes cidades, as pessoas andam pouco, se alimentam mal (comem comidas calóricas e em um tempo muito curto) e também não encontram o tempo que gostariam para realizar atividades físicas. Além disso, há teorias que afirmam que a alta renda propicia as alimentações rápidas e gordurosas com mais frequência do que aqueles que vivem com uma renda baixa, pensando na diferença de valores de alimentos caseiros e mais simples em relação aos alimentos citados. Esse é um quadro, salvas as devidas excessões, cada vez mais comum e corriqueiro na vida da população urbana.
Além desses dados preocupantes quanto a obesidade, pasmem, mas pelo menos 80% da população brasileira é sedentária. Em 2007 eram cerca de 50%. Isso significa que 80% da população não pratica atividades regulares e que 80% da população tem grandes chances de sofrer com doenças cardiovasculares, por exemplo.
O fato é que magros, gordinhos, jovens, idosos, altos e baixos necessitam da mesma forma de atividade física regular, porque ao contrário do que muitos pensam,  a atividade física não é apenas um mecanismo de emagrecimento, mas uma fonte de saúde mental, uma ação preventiva contra doenças comuns, como diabetes e hipertensão, e um poderoso aliado à velhice com saúde e bem-estar.
Ser magro ou jovem não significa estar livre de diabetes, hipertensão, depressão, ansiedade, Alzheimer, Parkinson, colesterol alto e outros. Mas fazer uma atividade física regularmente e ter uma alimentação equilibrada e balanceada são potentes aliados na proteção contra tudo isso.
Para que você se torne saudável, saia do sedentarismo já! 30 min de qualquer atividade física 3 vezes por semana já é suficiente para te dar uma vida mais saudável num curto espaço de tempo. Mais fôlego, mais ânimo, maior auto-estima, sono mais tranquilo, menos gorduras, mais músculos, menos remédios e mais saúde! Esses são alguns pontos que você notará após 1 ou 2 meses de atividade física regular.
Se você não tem tempo ou dinheiro para isso, suba alguns pontos depois e desça alguns pontos antes do ônibus. Saia para caminhadas na rua, com tênis e roupa adequada. Procure saber dos projetos de incentivo à atividade física na sua região. Pule corda, dance, pegue menos o carro. São medidas muito simples e que favorecem uma grande mudança na sua saúde. Além disso, não se esqueça que uma alimentação balanceada, com mais verde e menos gorduras, de 3h em 3h, também são aliados em potencial da vida saudável.
Comece já e sinta todas as mudanças que uma vida de atividades físicas pode trazer para você!

Um comentário sobre “Benefícios da atividade física

  1. De fato, a estatística é surpreendente. Mas de qualquer modo, muitos atribuem esta assustadora marca à falta de condições de exercício físico (isto é, falta de tempo, dinheiro etc). Mas eu particularmente discordo. Assim como está escrito no artigo, acredito que hajam muitas maneiras de se praticar exercício físico regularmente, simultaneamente à nossa rotina e sem custo algum. Na verdade, o grande mal sobre este assunto, é o mesmo mal que gera a maioria das mazelas do ser humano: O comodismo e a preguiça. Seja como for, toda escolha tem as suas reações e, neste caso, tratando-se de saúde, as consequências poderão – e deverão – ser irreversíveis. Ótimo texto, mais uma vez!! :)

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